Terça-feira, 10 de Abril de 2007

Terapias

O que é a Psicomotricidade?

A Psicomotricidade é uma área cientifica que estuda o psiquismo e a motricidade num todo global e individual. A Reeducação ou Terapia Psicomotora envolve mediação corporal em que o psicomotricista compensa a expressão motora inadequada. A Terapia Psicomotora proporciona à criança experiências corporais que lhe permitem desenvolver capacidades de desempenho motor e psicológico. Centra-se na identificação de capacidades individuais para a promoção de competências académicas, sociais, cognitivas, psico-emocionais e comportamentais.

Para Quem?

Destina-se essencialmente a Crianças, Jovens e Adultos com:

- Deficiências,

- Problemas Psicomotores,

- Atraso de Desenvolvimento,

- Dificuldades de Aprendizagem,

- Perturbações do foro Psicológico,

 - Perturbações da Linguagem,

- Doenças Crónicas.

Para Quê?

Permite o desevolvimento de competências psicomotoras tais como o controle respiratório, tonicidade, equilíbrio, noção corporal, estruturação espácio-temporal, coordenação, e motricidade fina. Desenvolve o potencial de aprendizagem e permite o desenvolvimento de habilidades académicas escolares. Integra a dinâmica do desenvolvimento e da aprendizagem quando esta está comprometida, e permite ainda o tratamento de problemas psico-afectivos, de base relacional e/ou social, que comprometam a adaptabilidade da pessoa.

Como?

Utiliza Técnicas de consciencialização com reelaboração do esquema e imagem corporal, da consciencialização tónico-emocional e da vivência tónico-emocional, Técnicas de auto-conhecimento, Técnicas de relaxamento, Técnicas de reeducação gnóso-práxicas com reestruturação espaço-temporal, e organização planificada da acção e respectiva representação, Educação Comportamental e Actividades Expressivas para desenvolvimeto e criação de identidade e exteriorização de emoções, e por último Actividades Lúdicas em Terapia psicomotora pode ser desenvolvida num contexto individual ou em pequenos grupos.

Onde ?

A nível nacional existem diferentes estruturas com unidades de Piscomotricidade em funcionamento. Dentro dos orgão nacionais de saúde existem já alguns hospitais com serviços de Terapia Psicomotora inseridos em núcleos de psiquiatria como é caso do Hospital de José Joaquim Fernades em Beja ou do Hospital Universitário de Coimbra. Estes serviços destinam-se essencialmente a crianças e adultos com perturbações do foro psicológico. Dentro dos órgãos da área da educação distinguem-se vários contextos. A nível do ensino especial existe geralmente um vasto leque de terapias facilmente acessíveis à criança com necessidades especiais na própria escola. A terapia da fala, a terapia psicomotora, a psicologia, a terapia ocupacional, a hidro-terapia, entre outras são realizadas dentro da escola com técnicos da própria escola. No ensino regular os contexto são mais variados uma vez que as actuais legislações referentes à inclusão e respectivas políticas de implementação estão ainda a dar os primeiros passos. Actualmente, o acesso à terapia psicomotora é variável entre escolas regulares para alunos com necessidades especiais. Infelizmente a grande maioria destas escolas não apresenta ainda nem estruturas nem pessoal técnico especializado para providenciar este tipo de terapêutica aos alunos com necessidades especiais. Algumas escolas regulares em parceria com algumas instituições não governamentais de solidariedade social fazem este tipo de apoio aos alunos na escola ou no espaço da instituição parceira. As Instituições Privadas de Solidariedade Social, e as Associações e Cooperativas de Acção Social são talvez por excelência os locais onde técnicos especializados podem prestar este serviço aos utentes. A Reeducação e Terapia Psicomotora desenvolve-se actualmente em muitas organizações não governamentais de solidariedade social com Psicomotricistas qualificados e competentes. O sector privado tem-se também desenvolvido nesta área maioritariamente em clínicas de carácter psicopegadógico.

publicado por Associação Juvenil Sorrir às 00:32
link do post | comentar | favorito
|
21 comentários:
De aldoramira a 30 de Setembro de 2006 às 18:50
Gostei muito de conhecer este espaço.
Que em cada amanhecer do seu dia, nasça uma flor.
Que cada sorriso teu, sejam as pétalas que tornam essa flor mais completa.
Que cada pensamento positivo, seja o caule que a sustenta.
Que cada passo pra vitória, seja a terra que alimenta.
Que cada gesto teu, seja o sol que fornece energia e que o brilho dos teus olhos, seja a beleza e a simplicidade desta flor...
Boa semana.
Beijos no coração
Arodla

De Coach Outlet a 25 de Fevereiro de 2012 às 02:22
Thank you very much for sharing such an informative article with us.Thank you very much for sharing such an informative article with us.
De vera a 17 de Outubro de 2006 às 23:32
Olá cara amiga

Gostei muito do aspecto cuidado do blog e acho o conteúdo importante. A Psicomotricidade não é uma área familiar a muitos, pelo que disponibilizar informação devidamente fundamentada e bem escrita (como é o caso), é uma contribuição valiosa. Continuação de boas postagens. Um grande beijinho. Vera
De Associação Juvenil Sorrir a 19 de Outubro de 2006 às 00:01
Obrigado pelo apoio e motivação. Infelizmente não tenho tido mt tempo para actualizar e desenvolver mais as minhas ideias para este blog, mas espero em breve poder aprensentar outras terapias e outros contextos educativos e recreativos na área das necessidades especiais. Fico contente que pelo menos um dos meus objectivos possa começar a ser cumprido que é de informar.
Cumprimentos,
mariana
De sonia alves a 1 de Novembro de 2006 às 10:45
oi ,amei este seu cantinho e cuidado com tanta ternura ,tem coisas muito uteis ,amei de verdade ,aceite o meu award ,ofereco com muito carinho jokinhas ,e faca nos uma visitinhas ,iria adora
De Grilinha a 13 de Novembro de 2006 às 17:41
Olá.

Conheci hoje este blog e está fantástico. Vou linká-lo. Uma beijoca
De Maria Biju a 17 de Novembro de 2006 às 17:34
Olá,

Também gostei muito.
É muito importante, termos conhecimento destas terapias para os nossos filhos.
Vou linkar

Obrigada
Maria Poeiras
De Susana Dias a 24 de Março de 2007 às 21:59
Olá! Adorei o seu blog! Vou visitar muitas vezes com toda a certeza! =) Beijinho
De Rodrigo dos Santos de Oliveira a 4 de Abril de 2009 às 18:22
Muito bom este material, só poderia ser mais detalhado, principalmente no 1º seguimento pois, esta é a questão mais esquecida pela maioria dos autores.
Um forte abraço e que Deus os abençoe.
De Anuncio Grátis de Imóveis a 21 de Junho de 2010 às 19:30
ótimas dicas !
De Caneta Filmadora a 21 de Junho de 2010 às 20:00
essas dicas estão muito legais!
ajudam bastante mesmo!
obrigada !
De notebook philco a 21 de Junho de 2010 às 20:03
é muito legal vermos que as crianças ficam felizes quando as ajudamos com dicas como essas por exemplo. Muito bom !

Comentar post

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Links

.Ajude o JP

.Leva-me Contigo